quarta-feira, 18 de maio de 2011

Valorizando a Autoestima - Beatriz


Projeto – Valorizando a autoestima

Tema- Resgatando valores na escola

Professora- Beatriz Aparecida dos Santos

Turma- Sala de Recursos Período- vespertino

Autoestima não pode ser confundida com amor-próprio que, em português, por extensão, é sinônimo de orgulho de vaidade, presunção, sentimentos que produzem uma sensação desconfortável. Deve-se entender que é, sim, auto-amor, estima, amor por si mesmo.

A prática da autoestima produz um sentimento de satisfação, de completitude, de prazer interior.

Durante nosso processo de crescimento, somos alimentados em nossa autoestima quando somos respeitados em nossas opiniões, nossos gostos, quando somos amados, valorizados e encorajados a confiar em nós mesmos.

A verdadeira autoestima se dá quando mergulhamos dentro de nós mesmos.

Por isso, sentimos a necessidade de trabalhar a autoestima de nossos alunos, bem como a importância das relações interpessoais e o resgate de valores e sentimentos.

Os objetivos com esse projeto são: aumentar a autoestima dos alunos;

destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e raiva; ajudar a expressarem sentimentos que lhe desagradam; oportunizar aos alunos atividades que lhes possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais membros do grupo, a fim de elevar sua autoestima.

Tema “Amor”

Iniciamos com uma roda da conversa sobre o cartaz que a professora Simone havia feito com seus alunos e contei a historia “Os três tronos”, uma historia interessante que deixou os alunos bastante interessados.

Convidei os alunos para continuarmos a roda da conversa sentados debaixo de uma árvore na parte externa da escola, fizemos reflexões sobre varias frases que falam do amor:

- Quando eu sou cheio de amor, a raiva vai embora.

- Amor é o valor que torna os nossos relacionamentos melhores.

- Amor pelos outros significa que eu quero o que é bom para eles.

- Amor significa que eu posso ser afável, cuidadoso e compreensível.

- Amor é cuidado, respeito, partilha e atenção.

Os alunos ficaram a vontade para falar sobre o que é o amor para eles, quando se sentem amados, e as opiniões foram surgindo naturalmente.

Para finalizar fizemos um cartaz em grupo, “Amar é...”, onde cada alunos recortou de revistas letras para formar o nome de um sentimento (valor) que eles tem no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário