quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ensinar e Aprender - Beatriz


Projeto- Ensinar e aprender

Tema- Atividades de desenvolvimento na alfabetização e raciocínio lógico

Professor- Beatriz Aparecida dos Santos

Turma- Sala de Recursos Período- vespertino

O projeto objetiva :criar momentos e oportunidades para o desenvolvimento de atividades com foco no sistema da escrita e leitura, valorizar procedimentos e atitudes como forma de promover a valorização da leitura e a escrita junto ao educando, estimulando seu desejo de aprender.

As atividades são adequados para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Caderno “Letra divertida, escrita criativa”

Trabalhar com esse caderno junto aos educandos é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever. Os alunos são convidados a pensar sobre as relações e as peculiaridades da língua escrita.

Aos poucos é possível observar o progresso dos alunos na escrita diante desse caderno, pois trabalhamos a sequência alfabética onde os alunos desenham objetos relacionados a letra em estudo, escrevem o nome do objeto, fazem banco de palavras e as correções são feitas com alfabeto móvel.

Leitura – pela professora e individual


A prática da leitura diária faz com que os alunos entrem em contato com a linguagem que se escreve, desenvolve a expressão de pensamento com desembaraço além de dar oportunidade para que eles conheçam vários portadores de textos.

É importante ler para os alunos destacando as características da linguagem para que eles percebam as expressões que ajudam a construir os significados da língua falada e escrita.

Leio sempre para os alunos, mas é importante que eles também façam a leitura, mesmo que ainda não seja convencional para que percebam a relação da palavra escrita, iniciando-se assim a sistematização da alfabetização

Jogos Pedagógicos e Utilização de Software educativo

Os jogos são recursos lúdicos que interferem significativamente no aprendizado dos alunos, privilegiando todas as diferenças de aprendizagem de uma forma criativa e prazerosa. Os alunos se distraem e ao mesmo aprendem brincando.

Jogos como quebra-cabeça, jogo da velha, dominó de sílabas, soletrando entre outros, desenvolvem a criatividade, o raciocínio lógico, a linguagem e a escrita da criança.


Trabalho em grupo

Os principais objetivos do trabalho em grupo são:

a) facilitar a construção do conhecimento;

b) permitir a troca de idéias e opiniões;

c) possibilitar a prática da cooperação para conseguir um fim comum.

O trabalho em grupo contribui para o desenvolvimento das estruturas mentais do indivíduo, mobilizando seus esquemas operatórios de pensamento. Além de contribuir para o desenvolvimento dos esquemas cognitivos, o trabalho em equipe também favorece a formação de certos hábitos, atitudes de convívio social e promove a autonomia, a autoestima e integração dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário